Apesar de o foco estar nas novidades de GTA 5, um mod feito em 2009 por fãs de Grand Theft Auto San Andreas está causando muita polêmica. Chamado de GTA Torcidas, o jogo coloca torcidas organizadas do futebol brasileiro para se enfrentarem em batalhas violentas e sangrentas.
Torcida organizada do Palmeiras se prepara para um combate (Foto: Divulgação)
GTA Torcidas usa primeiramente um mod multiplayer online para GTA: San Andreas, permitindo que vários jogadores se conectem a ele como se fosse um MMO. As partidas são disputadas entre dois grupos de torcidas organizadas, representando times como Flamengo, Fluminense, Botafogo e Corinthians, brigando nas ruas e estádios.
O mod altera os modelos de GTA com vários elementos bem detalhados das torcidas organizadas. Isso inclui camisas de times, roupas com a marca dos clubes, bonés, tatuagens e outros acessórios, além de fornecer construções inteiras para personalizar o seu jogo.
Polêmica sobre incitar a violência
Apesar de GTA Torcidas já existir há algum tempo, desde 2009, recentemente uma reportagem no programa SporTV levantou uma certa polêmica sobre o jogo. A alegação seria de que ele incentiva a violência entre as torcidas organizadas, prática que ocorre frequentemente na vida real.
Atualmente o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro considerou a possibilidade de abrir uma investigação sobre o jogo, mas ainda não há um parecer. O promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Marcelo Arsênio, comenta que é preciso saber qual a intenção dos criadores e se as torcidas organizadas estariam envolvidas.
Torcida uniformizada do Palmeiras fica ao lado do time em má fase (Foto: Divulgação)
As próprias torcidas organizadas se manifestaram dizendo não estarem coniventes e que não autorizaram o uso das marcas. Flávio Martins, vice-presidente da Young Flu, uma das torcidas organizadas do Fluminense, afirmou que era contra por acreditar que está incentivando realmente a violência entre torcidas.
Ponto de vista profissional
A psicóloga Andréa Calçada falou como esse tipo de jogo atrela uma resposta positiva a atos negativos, como bater em participantes da torcida adversária pode gerar pontos. Ela também menciona que isso não influenciaria todos os jovens, mas aqueles com problemas na estrutura familiar ou com tendências a distúrbios, podendo se tornar mais violentos seguindo esses ideais.
Os criadores do jogo
A equipe que cuida do GTA Torcidas se manifesta contra a violência, pregando a paz nos estádios, dizendo que o jogo se trata apenas de uma forma de diversão e não uma sugestão do que fazer nas ruas.
Império Alviverde do Coritiba enfrenta a torcida do Internacional (Foto: Divulgação)
Após a repercussão recente da reportagem, o título deverá remover todos os elementos que possam ter ligação com as torcidas organizadas, evitando assim maiores problemas judiciais, porém mantendo as ligações com os times.